Boletim do Serviço Geológico do Brasil informa nesta terça-feira (11) que o rio Parnaíba nos municípios de Floriano e Luzilândia está na cota de alerta para alagamentos. Em Teresina, segundo o boletim, a cota é de atenção com elevação dos rios Parnaíba e Poti.
O pesquisador em Geociência do CPRM, Roberto Fernandes, informou que em Floriano no Piauí e Barão de Grajaú no Maranhão a cota atual do rio Parnaíba é de 8m05cm.
É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m. A cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis.
Está sendo feita a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.
Em Timon no Maranhão e Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, abaixo da cota de alerta, sendo prevista uma pequena redução do nível nas próximas 8 h.
Em Luzilândia, a cota atual é de alerta no rio Parnaíba que é de 5,19 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,20 m, 20 cm acima da cota de alerta (5,00 m).
De acordo com o CPRM, o rio Marathaoan, em Barras, está em cota de atenção (3,39m), e rio Longá, em Esperantina, sem risco de alagamentos até agora.
A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, é de 2,56 m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 h para valores em torno de 2,46 m, e mantendo-se em situação de normalidade.
Cota atual do rio Parnaíba (em alerta)
Floriano – 8,05cm
Luzilândia – 5m20cm ‘
Cota de alerta precisa estar acima de 6,80cm
Cota de inundações:
Floriano – 8m98cm
Luzilândia – 5m70cm
Fonte: Cidade Verde. Foto: CP. Edição: APM Notícias.