VICENTE DE PAULA ARAÚJO SILVA É ELEITO IMORTAL PARA A CADEIRA 08 DA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS (APAL)
O intelectual e pesquisador autodidata Vicente de Paula Araújo Silva, conhecido carinhosamente como Vicente Potência, acaba de ser eleito, neste dia 04 de junho de 2024, para ocupar a vaga da Cadeira de número 08 da Academia Parnaibana de Letras (APAL), anteriormente pertencente ao historiador e escritor Kenard Kruel Fagundes.
A Cadeira 08 tem como Patrono Antônio Otávio de Melo. Também tiveram assento nessa Cadeira os ilustres intelectuais Francisco das Chagas Caldas Rodrigues e Francisco Assis Soares (Padre Soares). Vicente Potência será o quarto ocupante dessa Cadeira de linhagem.
A Oração de Recepção será proferida pelo Acadêmico Antônio Gallas Pimentel, com solenidade de posse a ser marcada posteriormente.
Vicente Potência foi eleito com 27 votos dos 37 votos possíveis.
No total votaram 32 Acadêmicos.
Vicente Potência concorria com três candidatos, que obtiveram a seguinte votação:
Ana Christina de Sousa Damasceno: 03 votos
F. Gerson Meneses: 02 votos
Marciano Gualberto: 00 votos (nenhum voto)
Vicente Potência é um parnaibano histórico e autor de um livro fundamental na bibliografia PHB, intitulado “História da Região da Parnahiba – 1699 a 1799 – Vila de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba e Villa de São João da Parnahiba”.
Nascido em Parnaíba, em 28 de dezembro de 1943, Vicente de Paula Araújo e Silva exerceu ainda o magistério e o jornalismo militante, com passagem pelo tradicional Jornal Norte do Piauí e pelo Jornal Inovação.
Por: Diego Mendes Sousa(jornalista e escritor)