O OPA 2025-2026 vai investir R$ 6 milhões em obras no município.
O evento contou com a presença do prefeito Pablo Santos, que aproveitou a ocasião para anunciar uma novidade: em 2026, a Prefeitura lançará o OPAN (Orçamento Participativo Municipal), inspirado no modelo estadual do OPA.
“O OPA foi uma iniciativa brilhante do Governo do Estado, pois aproxima a população da gestão pública. Queremos trazer essa experiência para Picos com o OPAN, que já começamos a estruturar para 2026. Estamos mapeando as ações, pois teremos R$ 11 milhões em investimentos oriundos do OPA estadual das últimas edições. Nossa ideia é somar a esse valor um percentual de até 25%, garantindo ainda mais recursos para atender às comunidades. O objetivo é ampliar o alcance do programa e levar melhorias reais para quem mais precisa”, destacou o prefeito.
OPA: transformação na prática
O impacto positivo do OPA já é sentido por diversas comunidades, como relata Francisca Gomes, presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Fornos Chapada do Mocambo.
“O OPA deu voz às associações e autonomia à população para decidir o que é prioridade. Nossa comunidade participou da edição 2024-2025 e conquistou a construção de poços para produção, com 550 votos. Agora aguardamos ansiosos pela execução dessa obra, que acontecerá ainda este ano. Para a nova edição (2025-2026), já nos cadastramos e vamos pleitear um quilômetro de pavimentação asfáltica para melhorar a mobilidade da nossa localidade. Estamos confiantes de que nossa proposta será eleita novamente. O recurso vem! Sem dúvida, o OPA foi o melhor programa criado pelo Governo do Estado nos últimos anos”, enfatizou.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que Picos já colhe os frutos do OPA 2024-2025, sendo um dos primeiros municípios a receber um serviço oriundo do programa. “A cidade já conta com a Patrulha Cidadã, uma das propostas eleitas na última edição, que garante rondas ostensivas no bairro Parque de Exposição, reforçando a segurança da comunidade. Com o OPA e, futuramente, o OPAN, Picos fortalece a participação popular e assegura que os investimentos sejam aplicados onde realmente importam: na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.