O Fórum Nacional que foi criado pelo economista parnaibano e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso é sempre realizado no Rio de Janeiro, porém neste ano, na sua trigésima terceira edição, o seu presidente nacional, o também economista Raul Velloso, irmão de Reis Velloso, escolheu o litoral norte do Piauí para a sua realização, o que contou com o apoio maciço do empresário Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomércio no estado do Piauí.
Durante dois dias, assuntos de grande importância para a economia do estado e do país, especialmente na busca de apontar indicadores de solução para o “déficit previdenciário” foram tratados. Como se sabe o “déficit previdenciário” em nosso país atinge altos índices.
No primeiro dia foram abordados os temas Superando a Crise no Piauí e no Brasil na parte da manhã quando teve a palestra do presidente da Fecomércio Valdeci Cavalcante, e à tarde Componentes do Equacionamento da Crise . Já no segundo e último dia do evento a temática foi Equacionamento Previdenciário no Brasil: onde estamos?
Em sua palestra Valdeci abordou a temática “para o Piauí voltar a crescer” fazendo um comparativo das riquezas naturais do nosso estado com os vizinhos Maranhão e Ceará inclusive apontando as possíveis soluções para alavancar a economia estadual que perde muito no tocante a exportações para os estados citados, em razão de não haver uma estrada de ferro e um porto no Piauí.
Presidente da Fecomércio no Piauí em sua palestra “superando a crie no Piauí” durante a realização do 33º Fórum Nacional realizado em Luís Correia Piauí. |
O evento teve a participação presencial e on line, inclusive a do governador Wellington Dias que se encontrava ainda em Glasgow na Escócia onde fora participar da reunião da Cop 26.
Dentre os conferencistas o presidente do INSS dr. Leonardo Rolim que em sua palestra demonstrou profundos conhecimentos sobre a crise previdenciária no Brasil.
O 33º Fórum Nacional, muito bem dirigido pelo economista Raul Velloso foi coroado de êxito e teve a participação de economistas, gestores públicos, sociólogos e cientistas políticos todos empenhados em encontrar soluções para eliminar ou pelo menos amenizar o déficit previdenciário que cresce a cada dia em nosso país.
Merecem os aplausos, os parabéns, toda equipe do Sesc Piauí, assessores do dr. Valdeci Cavalcante, pela organização e pelo empenho para que o 33º Fórum Nacional, em edição especial realizada no litoral do Piauí obtivesse o pleno êxito.