Portal Correio do Norte

Pacientes curados do coronavírus devem procurar Centro de Reabilitação.

Cerca de 40% dos pacientes pós-Covid-19 continuam com alguns sintomas ou desenvolvem novos problemas ligados à doença depois que deixam as UTIs ou enfermarias. A recuperação é uma batalha longa, difícil e que precisa começar o quanto antes, destaca a fisiatra e gerente clínica do Centro Integrado de Reabilitação do Ceir, Liceana Pádua.

No Piauí, o tratamento de reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas e respiratórias decorrentes da Covid-19 é feito, de forma gratuita, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, e no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba.

Segunda Liceana Pádua, os hospitais, secretarias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), são a porta de acesso ao tratamento. “O paciente que já passou por longa internação ou que se recuperou em casa e desenvolveu sequelas deve procurar o tratamento do Ceir o quanto antes. Se for residente da região da planície litorânea, basta pedir encaminhamento para o CER IV de Parnaíba”, explica a gerente.

Para ter acesso ao tratamento, basta que os pacientes que já tiveram alta da UTI ou de unidade de Covid de longa permanência no decorrer dos meses da pandemia procurem a Unidade Básica de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde e façam uma consulta com um médico credenciado pelo SUS.

Em seguida, deve procurar o setor de marcação de consulta on-line e solicitar a marcação da consulta CEIR – TRIAGEM REABILITAÇÃO PÓS COVID, que será visualizada no sistema do SUS, por meio do site https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/

As instalações para as terapias contam com consultórios médicos; salas individuais para atendimento; área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico, com a oferta de exames laboratoriais, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h30.

Fonte: GPiauí. Fotos: SESAPI/G1. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir