Portal Correio do Norte

Parnaíba já registra duas denúncias por irregularidades na campanha eleitoral.

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí registrou por meio do aplicativo Pardal, 29 denúncias contra candidatos que disputam algum cargo neste pleito. Os dados foram contabilizados entre 16 de agosto, quando começou a campanha, até essa sexta-feira 02 de setembro.

De acordo com os dados do TRE-PI a plataforma recebeu denúncias de oito municípios piauienses. A cidade com o maior número de queixas foi a capital, Teresina, com 20 registros, seguido de Parnaíba, com 2 e Massapê também com 2 registros.

As cidades de Amarante, Campo Maior, Marcolândia, Miguel Alves e Picos registraram apenas uma única denúncia.

O secretário de Tecnologia do TRE-PI, Anderson Lima, pontuou que as principais denúncias são de propaganda irregular.

“São denúncias como a utilização inadequada de cavaletes, de bandeiraço, adesivação de carros, pois existem limites, existem regras para o tamanho e transparência. O próprio aplicativo informa o que não pode. Então, o eleitor pode tirar uma foto, descrever a situação e será julgado pela justiça eleitoral”, pontuou.

Anderson Lima ainda acrescentou que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima, tendo o eleitor o seu nome preservado no processo. “O objetivo do aplicativo é fornecer um mecanismo para que o cidadão possa fiscalizar a propaganda dos candidatos que tem acompanhado e registrar denúncia para que possa coibir essas práticas irregulares”, pontuou.

Como ter acesso ao serviço

O Pardal é um aplicativo de fácil acesso oferecido gratuitamente pelo TSE para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais espalhadas por todo o país.

O aplicativo está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.

O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Fonte: TREPi/CV. Foto: JP.  Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp