O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) adotou novas medidas para prevenir a entrada e disseminação da gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil. A Portaria nº 782, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 27, estabelece ações para proteger a saúde das aves e minimizar os impactos na avicultura comercial, especialmente diante da ameaça de novos focos da doença na América do Sul.
A medida suspende em todo o território nacional a realização de eventos que envolvam aglomeração de aves, como exposições, torneios e feiras, com o objetivo de evitar a propagação da doença. A flexibilização da suspensão só será permitida com autorização do Serviço Veterinário Estadual, após avaliação epidemiológica e aprovação de plano de biosseguridade.
Além disso, a criação de aves ao ar livre, especialmente aquelas com acesso a piquetes sem telas superiores, também está suspensa em estabelecimentos registrados. A medida entra em vigor imediatamente e terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogada conforme a situação epidemiológica.
Informações à imprensa:
Email: [email protected]
Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Comunicação Social – Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Estado do Piauí (SFA-PI)
Email: [email protected]
Telefone: (86) 99423-5145
📃 Edição: Correio do Norte (BM)