Tenho observado uma intensa movimentação política em várias cidades da região Norte do Estado do Piauí, especialmente em Parnaíba. Trata-se de uma verdadeira “corrida maluca” pela eleição ao cargo de prefeito, onde participam pessoas dos mais diversos tipos, lembrando personagens da série de desenhos animados americana, como Dick Vigarista com seu cachorro Muttley, Barão Vermelho, Professor Aéreo, Irmãos Rocha, Rufus Lenhador e até Penélope Charmosa, entre outros.
Dentre esses pré-candidatos, surgem figurões e figurinhas, muitas vezes carimbadas, além de pessoas miúdas e folclóricas, outros emergindo dos sarcófagos políticos. Todos sonham em ocupar o gabinete da rua Itaúna, buscando o apoio de Mão Santa e de sua filha Gracinha. Outros não menos “importantes” insistem em perturbar o juízo do arrojado Rafael Fonteles, almejando sua indicação para entrar corajosamente nessa corrida insana pela prefeitura da iluminada, glamorosa, rica e generosa mãe adotiva, Parnaíba.
Embora Parnaíba seja a segunda maior cidade do Piauí, atrás apenas de Teresina, ela não perdeu aquela essência provinciana, principalmente quando o tema é política. Aqui, a situação encontra-se polarizada entre dois grupões, sendo estes os únicos lados existentes: o grupo de Mão Santa e o de Rafael.
Por: Jornalista José Luiz de Carvalho(artigo de opinião)