Portal Correio do Norte

A JURISTA E ESCRITORA FERNANDA AMARAL TOMA POSSE NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS

Em uma noite chuvosa, em dia de festa, sob as bênçãos de São José, a advogada, jurista e poetisa Maria Fernanda Brito do Amaral tomou posse na Cadeira n. 29 da Academia Parnaibana de Letras (Apal) em sucessão ao advogado, jornalista e escritor, Renato Araribóia de Britto Bacellar. O dia 19 de março de 2024 foi coroado com a presença da sociedade parnaibana, com casa cheia no Café Concerto Antônio José de Moraes Souza, no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso – SESC CAIXEIRAL, composta por autoridades, acadêmicos, amigos e familiares da novel acadêmica. Após o seu momento introspectivo em ambiente reservado, como dita o rito acadêmico, a escritora Maria Fernanda Brito do Amaral foi conduzida ao templo da imortalidade pelos acadêmicos Roberto Cajubá da Costa Britto, Maria do Amparo Coêlho dos Santos e Maria Dilma Ponte de Brito.

O dispositivo de honra contou com as presenças de Renata Couto Bacellar (filha do primeiro ocupante da Cadeira n. 29, Renato Araribóia de Britto Bacellar), de Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos (Ex-presidente da Apal), de Arlindo Ferreira Gomes Neto (Superintendente de Cultura do Munícipio de Parnaíba), de José Luiz de Carvalho (atual Presidente da Apal), de Maria Dilma Ponte de Brito, de Celso Barros Coelho Neto (Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PI – Seccional do Piauí), de Maria Fernanda Brito do Amaral e de Diego Mendes Sousa. Os trabalhos foram conduzidos pelo acadêmico Antonio Gallas Pimental e a oração de recepção foi proferida pelo acadêmico Diego Mendes Sousa.

A leitura do Diploma foi feita pelo acadêmico Antônio de Pádua Marques Silva e a colocação do manto acadêmico foi realizada por Celso Barros Coelho Neto, por Altair Maria Sousa Marinho e por Maria Christina de Moraes Souza Oliveira.

Maria Fernanda Brito do Amaral fez um longo discurso de agradecimento, também exaltando o Patrono da Cadeira n. 29, Ranulpho Torres Raposo, e o seu antecessor Renato Araribóia de Britto Bacellar. Fernanda Amaral, como carinhosamente é conhecida, é autora do livro jurídico “Lei Orgânica da Assistência Social: Legitimidade dos Condicionantes de Concessão ao Idoso e ao Deficiente”, publicado no ano de 2019, e do livro de poemas “Ponto Neutro”, publicado em 2023. Autora de duas dissertações, de uma tese, de inúmeros artigos científicos, de vários capítulos de livros e organizadora do livro jurídico “Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental nas Organizações”, publicado em 2015, em parceria com Francisca Maria Cosme de Carvalho e Denise Lustosa Figueirêdo. Em sua oração de recepção, o poeta Diego Mendes Sousa, ressaltou que “Maria Fernanda Brito do Amaral é indubitavelmente uma pioneira, sendo a primeira mulher negra a conquistar uma Cadeira na Academia Parnaibana de Letras!”. Após o ritual acadêmico de posse, Fernanda Amaral fez uma sessão de autógrafos do seu livro de poemas, “Ponto Neutro”, com um lauto coquetel by Bárbara Buffet. Dentre as personalidades presentes ao evento, destacaram-se: Antônio Cajubá de Britto Neto, Benedito de Lima e Silva Filho, Alexandra de Moraes Souza Oliveira, Lourdes Gomes, Analina Machado, Zé de Maria, Thiago Carcará, Marina Brito, Deusimar Brito, Dante Ponte de Brito, Josiel Barros, Francisco Carlos Pontes e Vicente de Paula Araújo e Silva (Vicente Potência). Por: jornalista Diego Mendes Sousa (poeta e advogado)

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir