Portal Correio do Norte

Adilson Castro e José Duarte Baluz recebem títulos de professores eméritos da UFDPAr.

 

 

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba concedeu dia 31 de maio os seus primeiros títulos de Professor Emérito a Mariano Bento dos Santos, falecido, José Duarte Baluz e Adilson Farias de Castro, como forma de reconhecer a dedicação e os relevantes serviços prestados ao Campus Ministro Reis Velloso.

A cerimônia foi realizada no auditório central presidida pelo reitor João Paulo Sales Macedo, integrando as comemorações alusivas aos cinco anos de criação da UFDPar. Além dos familiares e amigos, também prestigiaram o evento o vice-reitor, pró-reitores, coordenadores de cursos, professores, técnicos administrativos e estudantes.

Além dos homenageados compuseram a mesa de honra o professor Severino Cavalcante de Sousa Júnior, proponente das honrarias na 12ª Reunião Ordinária do CONSUNI no ano passado, o professor. Osmar Gomes de Alencar Júnior, coordenador-geral da ADUFPI, Regional Parnaíba e como oradores, a professora Maria Dilma Ponte de Brito, representando o curso de Administração, o professor Rogério Ferreira dos Santos, do curso de Ciências Contábeis e a professora Vera Beatriz Martins Barcelar, do curso de Ciências Econômicas. O professor Mariano Bento foi representado por sua filha Aretusa Oliveira dos Santos.

O reitor João Paulo Macedo disse lamentar a demora para concessão das outorgas dos títulos pela gestão anterior. Para tanto, no intuito de evidenciar a justa correção salientou que um título honorífico como este, o de professor Emérito, não pode ser nunca digno de esquecimento, ou que fique sob segundo plano na universidade.

O reitor João Paulo Macedo também evidenciou a importância do momento: “Esta sessão de hoje, a nossa primeira, apesar de singela mas prenhe de significados, tem um papel importante, pois foi pensada e sustentada para nos reconectar ao simbolismo que paira sobre o que seja a Universidade, enquanto instituição social e o importante valor que porta para a civilização e para a humanidade, e sobretudo para a juventude e para as gerações futuras”.

O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por ações de grande relevância e por sua dedicação ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Por suas contribuições proeminentes para a universidade e para a sociedade. Fonte/Foto: UFDPar. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir