O Piauí registrou a primeira morte por Chikungunya, de um adolescente de 14 anos, do município de Jaicós, informou a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta segunda-feira (13). Última morte pela doença foi registrada em 2018.
O adolescente faleceu no dia 3 de junho e estava internado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, desde 29 de maio. Após exame, foi confirmado que ele estava com Chikungunya.
Segundo a SESAPI em relação a 2021, o Piauí está tendo um aumento de 5.417,7% de casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o boletim da 21ª Semana Epidemiológica o Piauí apresentou um aumento de 5.417,7% nos casos de Chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado. As seis mortes registradas em 2018 foram nas cidades de Matias Olímpio, São João do Piauí, São Julião e Teresina.
Outra doença, que também é ocasionada pelo Aedes Aegypti, é a dengue, que contou com um crescimento de 765,8% e 10 mortes foram registradas em 2022. Fonte: SESAPI. Foto: SESAPI. Edição: APM Notícias.