Ao agradecer na noite dessa sexta-feira o título de cidadania parnaibana conferido pela Câmara Municipal em solenidade no SESC Avenida, o escritor e historiador Adrião Neto lembrou sua luta por um maior conhecimento da população sobre a importância das comemorações do bicentenário da independência do Brasil em Parnaíba e no Piauí.
Na mesma ocasião e com o apoio da Academia Parnaibana de Letras, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico e da Academia Mundial de Letras da Humanidade e do SESC, Adrião Neto (quarto da esquerda para a direita na foto) lanço seu mais recente livro, Lendas e Mitos, Poemas e Outros Textos.
Entre as sugestões mencionadas pelo historiador às autoridades de Parnaíba, estão, a construção de um memorial dedicado ao 19 de outubro, com um obelisco de 22 metros, um museu, a instituição de medalha e diploma comemorativos do Bicentenário da Independência para homenagear personalidades. Ainda, a construção de um Arco do Triunfo ou de um obelisco no centro da cidade.
Afixação na Casa Grande, de placa com mensagem de gratidão ao coronel Simplício Dias da Silva, líder do movimento separatista em Parnaíba. Mobilização para que os Correios a emissão de um selo comemorativo, convênio com a APAL e o IHGGP para a edição de um livro comemorativo da data.
Outras sugestões foram mencionadas na ocasião para as cidades de Oeiras e Campo Maior e ao Governo do Piauí. Adrião Neto lembrou que as três cidades representam no panorama histórico do Piauí a luta e a bravura dos piauienses pela independência do Brasil em 1822.
O título de Cidadão Parnaibano, propositura do então vereador Reinaldo de Castro Santos Filho em 2016, foi entregue pelo vereador José Filho, que representava na ocasião o presidente do legislativo parnaibano Carlson Augusto Cornélio Pessoa. Fonte/Fotos: APM Notícias.