A AGESPISA publicou resolução autorizando a implantação de um reajuste tarifário na conta de água de cidades do interior do Piauí a partir de 1º de janeiro de 2022. De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado de 1º de dezembro, a taxa passará a ser de 10,83%.
O reajuste foi autorizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí e terá validade de um ano, até dezembro de 2022. A nova taxa também não irá atingir os clientes cadastrados na tarifa Residencial Social.
O superintendente de negócios da Agespisa, Paulo Roberto, explicou que o valor de 10,83% foi resultado da fórmula aprovada pela Agrespi com base nos valores dos índices de energia, insumos, entre outros.
Ainda de acordo com a empresa as tarifas atuais estão defasadas desde janeiro de 2021 e não estão conseguindo produzir receita suficiente para cobertura dos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas, além de dificultar o atendimento universalizado. Hoje, a tarifa é de 4,13% para os municípios do interior.
Atualmente, a Agespisa presta os serviços de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário de forma regionalizada para 184 localidades, 155 municípios e 29 povoados do Piauí. Conforme Paulo Roberto, esse novo valor deve atingir aproximadamente 420 mil famílias do Piauí. Fonte: AGESPISA. Foto: PMJP. Edição: APM Notícias.