A elevação do nível do rio Marathaoan, em Barras começa a chamar a atenção das autoridades. A Defesa Civil do Piauí vem acompanhando o volume de água depois das chuvas intensas que caíram na região.
O Marathaoan já ultrapassou a cota de atenção, que é de 3,2 metros. Atualmente o rio está em 3,46 metros. Se o nível continuar subindo até atingir 3,70m já entra em situação de alerta.
A Defesa Civil vem monitorando a situação com base nos boletins emitidos pela CPRM. O assessor técnico do órgão, Werton Costa disse nesta quarta-feira (8) que o estágio acima da atenção exige o monitoramento dessa condição e o acompanhamento das mudanças atmosféricas.
A preocupação do pessoal da Defesa Civil é porque as chuvas tendem a aumentar na segunda quinzena de fevereiro sobre as faixas Norte e Centro Norte do Piauí. A Defesa Civil já possui um plano de contingência para atuação, caso a situação venha a se agravar.
Em caso de agravamento a Defesa Civil vai intervir sobre toda a região do Vale do Longá, especialmente na estação de monitoramento Pedrinhas, que sinaliza que o rio está acima da cota de atenção.
No caso do Marathaoan atingir o patamar de alerta terá um plano organizado para qualquer intervenção no sentido de proteger as famílias ribeirinhas de qualquer transtorno. Fonte: CV/CB. Foto: CV. Edição: APM Notícias.