Será realizada no dia 2 de setembro uma reunião em Parnaíba para discutir a restauração do altar central da Catedral de Nossa Senhora das Graças e das capelas do Santíssimo e do Sagrado Coração de Jesus.
Nessa semana foi realizada uma reunião prévia no Tribunal de Contas do Estado do Piauí para a discussão do projeto e da necessidade de cadastramento no Iphan.
O presidente do Tribunal de Contas do Piauí, conselheiro Kennedy Barros, recebeu o deputado federal Florentino Neto, o deputado estadual Fábio Novo, o secretário de Cultura, Carlos Anchieta e a representante do Ministério da Cultura no Piauí, Patrícia Mendes, além do padre Almir, para tratar da formação de um grupo de trabalho que vai buscar os recursos necessários para as restaurações.
O deputado Florentino Neto disse que pode apresentar uma emenda orçamentária ou até mesmo propor uma emenda de bancada de R$ 2,5 milhões, valor estimado para a benfeitoria.
Mas, sugeriu também que sejam buscados recursos através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, um programa do Governo do Estado do Piauí que permite a renúncia fiscal para as empresas que apliquem valores em ações culturais.
O padre Edmar explicou que o altar da Capela do Santíssimo está com a madeira bastante comprometida, assim como o altar da Catedral de Nossa Senhora das Graças, que era todo banhado a ouro, mas na década de 70 do século passado foi pintado para evitar que as pessoas carregassem o metal precioso. Segundo suas estimativas, para as três obras são necessários de R$ 2,5 milhões.
O deputado Fábio Novo disse que quando era secretário de Cultura elaborou projetos para restauração de igrejas em Teresina e sabe que o Iphan só autoriza se a proposta for bem fundamentada. Por isso, ele sugeriu que os projetos para Parnaíba sejam a primeira parte da ação.