Projeto de extensão do Instituto Federal do Piauí, Campus Cocal, é desenvolvido por alunos do curso superior de agroecologia e tecnologia, e do curso de matemática. O grupo trabalha no desenvolvimento de canteiros de hortaliças e ervas medicinais no Caps. Um dos objetivos é mostrar interdisciplinaridade.
Foram plantadas mudas de capim santo, boldo, cidreira, pimenta, alface, quiabo, pimentão, tomate e outros. Nilton Rodrigues, coordenador do curso superior de tecnologia em agroecologia, explica que as plantas medicinais devem servir para chás para os pacientes e para doações. E que as hortaliças também devem ser consumidas e doadas para pacientes.
Elaine Nascimento, coordenadora do CAPS, disse que os pacientes ajudaram a plantar. “Eles estavam ansiosos para o pessoal do IFPI chegar e orientá-los sobre a plantação. Já estamos pensando na colheita, neh?! No consumo. Eles levaram mudinhas para casa, para plantar em casa e não perdermos esse vínculo com eles”.
Outro trabalho em andamento é a reestruturação da sementeira na escola agrícola. Segundo Tatiane Albuquerque, secretária de agricultura, o viveiro está todo reformado. Já foi dado início ao plantio das mudas e algumas já iniciaram germinação. São mais de mil mudas prontas, aguardando para serem transplantadas. Fonte: IFPIC. Foto: Edição: APM Notícias.