Portal Correio do Norte

Artigo da UFDPar sobre efeito do angico natural na lesão gástrica é premiado em congresso no Ceará.

 

Na sexta-feira dia 15 de setembro, alunos do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba participaram do IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde, o CONAIS, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovações em Saúde, o SOBRAPIS, realizado no final de semana na Universidade de Fortaleza com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A UFDPar destacou-se ao longo do evento com a premiação de dois trabalhos, ambos conquistando o 1º lugar em suas categorias. O artigo “ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) NO NORDESTE BRASILEIRO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2022” de autoria de Francirégina Silva Araújo, membro do Laboratório de Doenças Infecciosas (LADIC), orientado pelo professor e doutor Klinger Antônio da França Rodrigues, foi premiado com a 1° colocação na categoria de estudo original.

Já o artigo “EFEITO GASTROPROTETOR DA GOMA DO ANGICO NATURAL E CARBOXIMETILADA NA LESÃO GÁSTRICA INDUZIDA POR ETANOL EM CAMUNDONGOS”, de autoria de Isaac Alef Barbosa Gomes e apresentado por Beatriz de Carvalho Oliveira, ambos membros do Laboratório da Inflamação e Desordens Gastrointestinais (LIGAT), sob a orientação do professor e doutor Jand Venes Rolim Medeiros, foi premiado na 1° colocação na categoria de estudo experimental.

A UFDPar parabeniza os alunos pela participação e premiação no evento, além de apoiar e acreditar que o envolvimento com as pesquisas e a divulgação científica desses saberes é essencial para o desenvolvimento da instituição.

Outros trabalhos foram apresentados no evento, listados a seguir:
PERSPECTIVA DO USO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA BIOLÓGICA ADVINDAS DE PLANTAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO DA LEISHMANIOSE. Autoria de Mércya Lopes Braga, sob a orientação professor e doutor Klinger Antônio da França Rodrigues.

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM COVID-19 QUE FIZERAM USO DO KIT COVID BRASILEIRO. Autoria de Beatriz de Carvalho Oliveira, sob orientação do professor Jand Venes Rolim Medeiros.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DA PLANTA MORINGA OLEIFERA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autoria de Francisco Douglas Oliveira Matias, sob a orientação da doutoranda Even Herlany Pereira Alves.

ATIVIDADE CONTRA O GÊNERO LEISHMANIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPOSTOS À BASE DE INDOL. Autoria de José Wheslley Rodrigues de Lucena, sob a orientação do professor e doutor Klinger Antônio da França Rodrigues.

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTILEISHMANIA DAS ESPÉCIES DO GÊNERO CROTON SP.: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TERAPÊUTICA DA LEISHMANIOSE. Autoria de Douglas Soares de Oliveira, sob a orientação do Prof. Dr. Klinger Antônio da França Rodrigues. Fonte: UFDPar. Foto: Kaique Aguiar.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir