Uma situação que pouco chama a atenção de quem anda pelas praças, ruas e avenidas de Parnaíba e observa sua vegetação vertical. Muitas árvores estão com uma péssima aparência ou morrendo por falta de manutenção, mas esse quadro bem que poderia ser evitado.
O alerta foi feito nessa quarta-feira (19) pelo engenheiro agrônomo parnaibano Juarez Fontenele, para quem estas árvores estão sofrendo com a ação dos enxertos dos pássaros. “O enxerto já está na natureza e se não forem tomadas as providências, os danos podem ser irreparáveis”, disse.
Segundo Fontenele, o chamado enxerto dos pássaros tem sido muito comum na vegetação vertical em Parnaíba. Ele mesmo já chegou a fazer duas intervenções em árvores e uma das regiões mais afetadas foi a do aeroporto, no bairro Catanduvas, na zona leste de Parnaíba.
O recurso, na opinião de Juarez Fontenele, é a chamada poda de limpeza para a retirada dos enxertos dessas árvores, ação que pode ser de responsabilidade da prefeitura através de sua secretaria de meio ambiente. “Dependendo da árvore afetada, em dois anos ela pode morrer”, lembrou.
Juarez Fontenele acrescentou que seria oportuno que a prefeitura tivesse, como já teve em outras administrações, um viveiro de plantas para reposição dessas árvores que estão mortas. Fotos: Juarez Fontenele.