André Boden Diniz nasceu no dia 23/08/2012 em São Paulo, capital. Filho de Herculano Sidney Diniz e Gladys Boden. André iniciou no xadrez com o incentivo de sua irmã aos 6 anos de idade e desde então tem sido sua maior paixão e estilo de vida tanto enquanto ser humano, competidor e autista com TDH e mesmo com sua dificuldade de socializar-se, vem se superando e mostrando que independente de qualquer limitação, seja ela física ou cognitiva, somos capazes de resignificar isso e dar o nosso melhor rumando ao bem.
Nosso pequeno grande André é um exemplo de superação, perdeu o pai aos 4 anos de idade, mudou de Estado, chegando a Parnaíba -PI. Sofreu muito por ter sido uma mudança brusca de tudo em relação ao financeiro, novos hábitos e socialização. O mesmo em 2021ganhou seu primeiro Troféu na modalidade Xadrez, troféu Festival Artur Galvão, primeiro campeão módulo masculino Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano.
A posteriori em 2021 também se sagrou campeão Parnaibano Juvenil até 17 anos, sendo que ao conquistar esse título ele tinha 9 anos de idade. Daí nosso pequeno grande André vem ganhando também os jogos escolares parnaibanos 2022 na categoria fraldinha e também se sagrou vencedor na categoria Juvenil dos mesmos jogos parnaibanos, duas categorias, dois títulos.
Em Tianguá-CE acabou se destacando em outubro de 2022 no xadrez tianguense. Em Parnaíba, nosso competidor além da família, tem dois grandes incentivadores: Erasmo Falcão e Rodrigo. Por conseguinte, Severino Januário o convidou para o lançamento de um livro histórico sobre a modalidade em Teresina -PI.
E o mesmo se fez presente. O xadrez pro André é uma forma de expressão, de socialização, de se sentir bem consigo mesmo , já que ele enfrenta na escola , problemas de socialização, choque cultural, e no xadrez é como se ele não tivesse medo de nada , ele desafia o adversário sem medo de ser feliz. O mesmo faz parte do Clube Parnaibano de xadrez, sendo muito respeitado por seu talento e esforço.
*Marciano Gualberto: historiador, escritor, colunista sociocultural e membro da Academia Mundial de Letras da Humanidade.