Portal Correio do Norte

Assinado convênio pela UFDPar para receber estudantes estrangeiros.

 

 

 

 

O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, João Paulo Sales Macedo assinou no dia 04 de abril de 2023 o convênio para receber estudantes estrangeiros no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, o PEC-G. A informação partiu da Assessoria para Assuntos Internacionais.

O programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Selecionando estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil.

O PEC-G é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas federais, estaduais e particulares.

Para João Paulo Macedo a adesão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação trata de uma importante ação para fortalecer a internacionalização da universidade ao habilitar a receber estudantes de outros países, especialmente advindos de países em desenvolvimento, na relação do eixo Sul-Sul, em especial de África.

Além disso, significa, para a sua gestão uma vitória no sentido de ter corrigido com rapidez uma distorção herdada quando assumiu a UFDPar, no dia 27 de janeiro de 2023, pelo fato de a adesão não ter sido efetivada, à época, e por não ter sido providenciado o acesso da internacionalização no portal operacional e de gestão do MEC, o SIMEC.

“A partir de agora poderemos receber novos estudantes, como UFDPar e estes poderão ser contemplados com bolsas PROMISAES do MEC”, disse.

Na avaliação da Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFDPar,  Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo, fazer parte desta rede formativa/interventiva é bastante significativo e que deve ser fortalecido na instituição, pois, o PEC-G possibilita à UFDPar, entre outras coisas, ampliar e qualificar o campo das relações interculturais e, consequentemente, incrementar seus processos de articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

 

Ainda segundo Eugênia Bridget, o alcance de seu compromisso social uma vez que o objetivo central do programa é formar profissionais de nível superior que devem retornar aos seus países para se tornarem agentes de transformação social e promoção do desenvolvimento socioeconômico, de acordo com o Decreto nº 7.948. Fonte: Assinter/UFDPar. Foto: JP. Edição: APM Notícias.

 

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir