Orientada pelo Caoma, a promotora Francineide de Sousa Silva instaurou cinco inquéritos civis para ajustamento de condutas com os gestores de cidades da região acerca do término dos lixões a céu aberto
Ambientalmente licenciado e com central de tratamento de resíduos sólidos, o novo aterro atenderá a todos os municípios da Planície Litorânea do Piauí e municípios limítrofes dos estados do Ceará e Maranhão.
A promotora de Justiça Francineide de Sousa Silva representou o Ministério Público do Estado do Piauí – MPPI, na terça-feira dia 27 durante evento de apresentação do aterro sanitário, realizado em Buriti dos Lopes.
Francineide de Sousa Silva é titular da promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes. Por meio do MPPI, foi instaurado inquérito civil para o fim do lixão a céu aberto que existia na cidade. Com a inauguração do aterro, ocorreu o encerramento das atividades desse lixão.
Desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CAOMA, o projeto Zero Lixões tem como objetivo estimular os municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos ou seja, que eles iniciem, entre outras ações a implantação de aterros sanitários, a coleta seletiva e a destinação final ambientalmente adequada de resíduos. Fonte/Foto: InfocoPiauí. Edição: APM Notícias.