Portal Correio do Norte

Ativista parnaibano está na programação do SESC Cajuína de 14 a 17 de junho em Teresina.

 

 

 

 

 

Durante os dias 14 a 17 de junho o Sesc Cajuína receberá o maior circuito literário do país, o Festival Arte da Palavra – Farpa. O evento contará com palestras, debates, trocas literárias, saraus, venda de livros, apresentações musicais e bebeteca para as crianças.

Serão três dias de completa imersão na literatura piauiense, com valorização dos escritores e artistas nacionais e locais. O evento é realizado pela Rede Sesc de Leituras e tem ações em todos os estados.

O Farpa é um projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, com o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária. O Arte da Palavra abrange diversos públicos e faixas etárias distintas e apresenta as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

A gerente do Sesc Cajuína, Iara Victor, destaca que o evento faz parte das diretrizes do Sesc de valorizar a literatura brasileira, além de estimular o gosto pela leitura e apreço pela arte.  “O Sesc, na elaboração desses projetos sempre busca, dentro das programações, dar espaço para escritores e artistas brasileiros e piauienses.

Por isso, o Arte da Palavra é um evento gratuito e aberto para todas as faixas etárias, porque busca ser acessível. Somente para algumas rodas de conversas e palestras estaremos solicitando a doação de um 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil. Esperamos que as pessoas possam vir, conhecer nosso espaço, participar dos debates e palestras, conhecer os artistas e apreciar a cultura literária nacional e piauiense”, enfatiza.

O projeto é formado por três circuitos: Autores, Oralidade e Criação Literária. Com isso, a programação contempla os três requisitos ao trazer artistas prestigiados como os escritores Jéssica Albino, Bráulio Tavares, Suzana Vargas, Lilia Diniz e o ganhador do prêmio Jabuti, Jeferson Tenório; e a bailarina Liu Moreira. Além disso, o cronograma conta com o momento cultural Palco Giratório, roda de debates com os temas “Corpo e Memória”, “Por um Brasil de leitores”, “Memória e Ancestralidade”, “Literatura e Território”,  trocas literárias, saraus e o Arraiá do Farpa.

A cerimônia de abertura será realizada dia 14 de junho, às 19h30, no Teatro do Sesc Cajuína, seguida da apresentação musical “O Piauí contando histórias”, com Vagner Ribeiro e o Grupo Valor de PI. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.

Confira a programação completa dos três dias de evento através do link (http://www.sescpiaui.com.br/farpa/).

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir