Portal Correio do Norte

Aviso aos agentes e promotores da cultura em Parnaíba e no Piauí. Beira Rio, Beira Vida faz 50 anos.

 

 

Há duas datas de grande importância para o calendário cultural, não apenas em Parnaíba, mas para todo o Piauí, como indico, abaixo.

ANO 2025 – 50º Aniversário da publicação do livro BEIRA RIO, BEIRA VIDA, obra de Assis Brasil, escritor nascido em Parnaíba em 1929. O mencionado escritor escreveu mais de cem títulos, dentre os quais destacamos a tetralogia piauiense, que se inicia com BEIRA RIO, BEIRA VIDA, em 1965.

Integrou a Academia Parnaibana de Letras em Parnaíba e a Academia Piauiense de Letras, em Teresina. Faleceu em 2021 na capital piauiense, onde estava domiciliado fazia alguns anos. Foi professor universitário, crítico literário, escreveu durante algum tempo para o Caderno Dominical de Cultura do Jornal do Brasil no Rio de Janeiro.

Para quem deseja conhecer a obra com maior profundidade convém recorrer à tese do professor doutor Luiz Antônio Ribeiro, Memórias de uma Literatura Infinita: Assis Brasil e um Glossário Múltiplo Entre a (re) invenção do Moderno e a (des) invenção do Nordeste (UNIRIO/2021), disponível no Google.

ANO 2026 – Centenário da morte de Firmino Teixeira do Amaral, nascido em 1886, na zona rural de Parnaíba, território hoje pertencente a Luiz Correia, antiga Amarração, faleceu em Parnaíba, com apenas 30 anos de idade. Trata-se de um dos fundadores do cordel, produziu quase toda a sua obra em Belém, capital do Pará, numa gráfica em que trabalhava.

Patrono de uma das cadeiras da Academia Brasileira de Cordel, no Rio de Janeiro, é pouco conhecido nos meios literário/culturais do Piauí e do resto do país. Citado em estudos importantes em universidade do Brasil e do exterior, inclusive na França, através de trabalho da professora Idelete Muzart, uma franco-brasileira especialista no tema, em Portugal e Espanha. Talvez o seu trabalho mais conhecido seja o cordel PELEJA DO CEGO ADERALDO COM O ZÉ PRETINHO DOS TUCUNS. Fonte: Facebook José de Arimatéia Nogueira Alves. Fotos: Web. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir