Portal Correio do Norte

Biguás estão causando prejuízos aos criadores de peixes na região norte do Piauí.

 

 

Os biguás, aves da região de Mato Grosso, estão invadindo as criações de peixes em cativeiro na região de Batalha, norte do Piauí. Há risco dessa espécie alcançar em pouco tempo outras regiões mais abaixo do rio Parnaíba, segundo os especialistas.

Este problema vem causando grandes prejuízos aos piscicultores porque estes pássaros, depois de se adaptarem bem ao clima do Piauí, estão comendo os peixes.

Os piscicultores já fizeram adaptações nas redes de proteção, mas os biguás estão rompendo estas redes e comendo os peixes.

É o caso do criador de peixes Guilherme Coelho na região de Batalha. Sendo um dos maiores dessa atividade não tem conta dos prejuízos e faz um apelo aos especialistas e às autoridades do meio ambiente. “A piscicultura vai ficar muito comprometida. Esse pássaro come um peixe de até 200g”, disse.

Na Semar os técnicos estão tentando identificar quem introduziu estes pássaros na região norte do Piauí buscando alternativa referentes ao problema. O biguá é uma ave originária da região pantaneira do Mato Grosso. Fonte: G1. Fotos: WEBB. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir