Portal Correio do Norte

Capela de Monserrate é arrombada e levadas imagens e outros objetos sacros quebrados..

 

 

 

 

Neste sábado (29) pela manhã o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, professor Reginaldo do Nascimento Júnior, ao chegar naquele órgão, encontrou a Capela de Nossa Senhora do Montserrate, na rua Duque de Caxias, sob sua responsabilidade, com os cadeados arrombados e deu por sumidas imagens e outros objetos sacros.

Desolado pelo estado em que encontrou a capela completamente depredada, Reginaldo Júnior verificou que foram roubadas, a imagem centenária de Bom Jesus dos Passos, um  crucifixo de valor inestimável. A coroa da imagem de Nossa Senhora do Montserrate foi quebrada, assim como jarros ornamentais, quadros e outros adornos.

 

Não é a primeira vez que este templo é arrombado e tem seus objetos quebrados e roubados. Segundo os historiadores, data de 1711 e identifica o início do povoamento da região de Parnaíba. ” Se depender da ação política, a nossa história será extinta pela insensibilidade de nossos governantes”, disse.

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, com seu acervo e o Museu do Esporte, onde está toda a história do Parnahyba Sport Clube, já foi arrombado e dali levados centenas de objetos de grande valor para a memória da cidade.

Reginaldo Júnior pede que as autoridades policiais, vereadores, a administração municipal, todos os parnaibanos, procurem ajudar na preservação e segurança do IHGGP e da capela, dando condições para que o órgão continue prestando seus serviços.

“Nos palanques são outros discursos. Que lamentável. Isso é a perda gradativa de uma identidade histórica”, declarou o escritor e produtor cultural Carlos Pontes.

O presidente do IHGGP suspeita que os autores desses arrombamentos são moradores de rua que estão abrigados em um órgão da prefeitura, onde era instalada a Biblioteca Pública Municipal. Fonte/Fotos: IHGGP. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir