O estudo apresenta um ranking das instituições que melhor prepararam para o exame nacional, de acordo com as notas obtidas nos últimos dois anos. Como um indicador da qualidade do ensino no Brasil, a nota do ENEM é sempre um parâmetro observado pelo Ministério da Educação, gestores, educadores, instituições de ensino, famílias e estudantes.
Por isso o INEP realiza periodicamente um estudo com base nos microdados da prova e apresenta um ranking das melhores escolas do país, segmentado por estado. Nesse contexto a pesquisa aponta as cinco melhores escolas do Piauí.
O Instituto Dom Barreto, Colégio Objetivo, Educandário Santa Maria Gorete e Colégio CEV são os destaques no ranking da pesquisa “Análise da Evolução e Disparidades nas Notas do ENEM”, que traz dados de 2020 e 2021, com base nas respostas do questionário socioeconômico da inscrição do candidato e nas questões das provas.
Em 2020, o Instituto Dom Barreto liderou o ranking com uma média de 693,08 pontos. Em segundo lugar está o Colégio Objetivo Teresina com 668,14 e em terceiro o Colégio das Irmãs, com 667,76. Em seguida estão: Educandário Santa Maria Gorete com 658,07 e CEV Jockey com 657,66.
Já em 2021, a maior pontuação foi do CEV Jockey, com uma média geral de 683,06. Em segundo lugar aparece o Instituto Dom Barreto, com 674,30, e em terceiro está o Colégio Objetivo Teresina, com 660,22. Em seguida, temos o Colégio Lerote, com média de 640,33 e o Educandário Santa Maria Gorete, com 639,40.
Observando os dados do biênio, o destaque do pódio entre as melhores escolas que preparam para o Enem no Piauí vai para o Instituto Dom Barreto e Colégio Objetivo, que menos oscilaram a média e se mantiveram entre as primeiras colocações nos dois anos.
Vale destacar ainda que todas essas escolas têm uma média geral acima de 600 pontos, o que demonstra a excelência no ensino e o alto nível de preparação dos alunos que obtêm as maiores notas no ENEM, a maior forma de ingresso no Ensino Superior do país.
Esse ranking consolida um dado já conhecido: as escolas piauienses têm uma educação de alta qualidade que torna o estado destaque no Brasil.
Leonardo Soares, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí afirma que essas instituições estão unidas com o propósito de desenvolver uma educação de excelência, que prepara os estudantes para enfrentarem as provas de vestibulares de todo o país com confiança e determinação.
Fonte: Cidade Verde. Foto: O Globo.