Um grupo de cientistas do Brasil vai apresentar na próxima quarta-feira dia 9 de março aos governadores uma proposta de transição da situação de pandemia para endemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT) nesta sexta-feira (4).
A decisão contará com representantes do Comitê Científico do Nordeste, cientistas do Brasil, da Fiocruz, Butantan, Universidades, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e Ministério da Saúde.
Wellington Dias afirmou que a decretação da flexibilização de medidas, como a liberação do uso de máscara poderá ser uma realidade até o dia 15 de março. Dias explicou que para isso serão levados em consideração a avaliação do índice de vacinação, queda na transmissibilidade, no número de casos confirmados e redução do número de pessoas internadas e de óbitos.
O petista defendeu que os governadores não realizem ações isoladas antes de ouvir o parecer do Comitê Científico e defendeu que as medidas de flexibilização ocorram de maneira coordenada entre os estados. O Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, já anunciaram decretos com liberação do uso de máscara.
Wellington Dias também informou que o Fórum dos Governadores está articulando para que seja realizada a quebra de patente do medicamento contra o coronavírus desenvolvido pela Pfizer. Essa será mais uma medida balizadora para a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19. Fonte: Cidade Verde. Foto: OFS. Edição: APM Notícias.