Servidores do Campus Parnaíba produziram uma proposta de especialização técnica em Hidrogênio Verde. De acordo com a comissão responsável pelo projeto, a iniciativa é uma forma de o IFPI assumir um protagonismo nessa área que vem ganhando destaque como peça fundamental na transição energética global para um futuro sustentável e livre da poluição dos combustíveis fósseis.
Na primeira quinzena de setembro, a comissão organizadora do projeto apresentou a proposta ao diretor do Campus Parnaíba, Luís Fernando dos Santos Souza.
Durante a entrega, ele destacou que essa especialização é um passo crucial na formação de profissionais altamente qualificados para impulsionar o desenvolvimento sustentável e um passo seguro na reindustrialização do Brasil.
Acrescentou também que a proposta não apenas fornecerá conhecimentos técnicos avançados, mas também contribuirá para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada em questões ambientais.
O próximo passo é a aprovação da Proposta Pedagógica Curricular da Especialização em Hidrogênio Verde pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Piauí. “Espera-se que a especialização atraia estudantes, egressos, pesquisadores e profissionais interessados em se capacitar nesta área tão importante”, comenta o professor Kristian Pessoa dos Santos, que é um dos responsáveis pelo projeto.
Atualmente dois professores do Instituto Federal do Piauí, Felinto e Wilson estão concluindo uma capacitação em Hidrogênio Verde, através do projeto H2V-Brasil, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Agência Alemã GIZ.
Fonte/Foto: PHBN