O Piauí deve receber em breve um novo complexo solar para produção de energia limpa no litoral. O tema foi tratado em reunião, na manhã desta segunda-feira dia 07 de fevereiro, entre o governador Wellington Dias e investidores da Quinta Solar Energia e da CELEO Redes Brasil.
O projeto apresentado receberá um investimento de R$ 4,4 bilhões durante 24 meses. O Complexo Solar Litoral Piauiense será composto por 22 usinas, cada uma com capacidade de produção de 50 MegaWhats de energia limpa, totalizando 1.1 GigaWhats de potência, o que equivale a alimentação de 1 milhão e 600 mil residências.
A construção da primeira parte do complexo está prevista para 2024, a segunda parte em 2025 e em 2026 ela começa a operar. Isso tudo numa área total de 2.735 hectares, onde serão implantadas as placas solares.
Segundo o secretário Howsembergson de Brito, é um empreendimento que traz desenvolvimento e geração de emprego e renda para os piauienses, principalmente para a região onde serão instalados os parques.
De acordo com Diogo Amatto, diretor jurídico da Quinta Solar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Piauí já liberou a licença prévia para que outras autorizações do empreendimento possam seguir seu curso. Fonte: AsCom. Foto: TM. Edição: APM Notícias.