Portal Correio do Norte

Confirmado no Piauí o primeiro caso de varíola dos macacos.

 

 

O Piauí confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (04) pelo superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí,  Herlon Guimarães, durante coletiva de imprensa.

Trata-se de homem de 46 anos, morador de Batalha, que teve contato com estrangeiros. A Sesapi ainda aguarda o resultado dos exames laboratoriais de outros cinco casos em investigação.

Segundo Herlon Guimarães, o paciente já recebeu alta médica e pessoas que tiveram contato com ele saíram do isolamento domiciliar. O homem apresentou os primeiros sintomas, como dor de cabeça e lesões na pele, no dia 3 de julho. Ele foi monitorado por uma equipe médica e permaneceu em isolamento por 21 dias.

O material do paciente foi analisado pelo Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz, nomeado Laboratório de Referência do Ministério da Saúde  em monkeypox, vírus que causa a varíola dos macacos. “O paciente já está recuperado e resta agora esperar o resultado dos demais exames. A doença tem uma taxa de mortalidade muito baixa, mas nós temos sim que tomar cuidado com ela”, comunicou Herlon Guimarães.

A Diretoria de Vigilância Sanitária da Sesapi está preparando um protocolo para auxiliar os 224 municípios no piauienses no enfrentamento à doença que já chegou em mais de dez estados brasileiros.

O objetivo é reunir orientações do Ministério da Saúde e estabelecer normas de atendimento de casos suspeitos, além de instruções sobre coleta e encaminhamento de materiais aos laboratórios. Fonte: MN. Foto: GP. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir