Em uma fiscalização de dois dias na região norte do Piauí, várias irregularidades em Unidades Básicas de Saúde foram registradas pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí. Quatro unidades localizadas na zona urbana de Parnaíba foram notificadas e terão um prazo de 30 dias para tomarem as providências.
A Secretaria de Saúde de Parnaíba recebeu a notificação. Em todas as quatro foram registradas entre outras, ausência de equipamentos e medicações para atendimento de urgência , ausência de registro no conselho, ar condicionado da farmácia quebrado comprometendo o estoque adequado das medicações, ar condicionado da sala de vacina quebrado, mal acomodação do lixo hospitalar, insulina armazenada inadequadamente em geladeira na copa.
Segundo os agentes de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí, três unidades básicas de saúde foram aquelas onde mais se verificaram as irregularidades, todas na zona sul, como a do Pindorama, Alto de Santa Maria, Chico Berto e Broderville, onde está concentrada a maioria da população carente.
Fonte: 180graus
Edição: Pádua Marques