Portal Correio do Norte

Construção de rampa na calçada do antigo Ginásio Parnaibano é embargada pelo IPHAN.

 

 

 

A representação do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Parnaíba embargou na manhã desta sexta-feira (28) as obras de construção de uma rampa de acesso para cadeirantes no Colégio Miranda Osório, na avenida Presidente Getúlio Vargas.

O prédio do antigo Ginásio Parnaibano está dentro de uma área tombada pelo IPHAN desde 2008 e que compreende todo o casario, prédios públicos e particulares, monumentos, obras de arte e outros equipamentos de pedra e cal.

O prédio que tem noventa e seis anos, serviu no início do século XX para a instalação da Escola Miranda Osório, depois o Ginásio Parnaibano, a Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Piauí e em 14 de agosto de 2019, Dia da Parnaíba,  foi inaugurado para instalação da Escola Militar do SESC.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a vir a Parnaíba para a inauguração da escola que receberia seu nome. Uma forte campanha contra essa homenagem acabou levando a questão para a justiça. No local agora existe desde aquela ocasião apenas um letreiro metálico com o nome de Miranda Osório.

Há dias uma movimentação de operários era constante na calçada, as grades  foram bloqueadas com tapumes de metal e logo em seguida as obras de construção do que se previa foi tomando forma, era uma rampa, que segundo os operários era para acessibilidade de cadeirantes em um dos seus portões.

Nas redes sociais as opiniões de pessoas de Parnaíba e de fora se dividiram com relação à obra, que na sua maioria consideram uma intervenção que modifica e tira a beleza de um prédio quase centenário. Foto: HF. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir