Pescadores e marisqueiros de Luís Correia denunciaram uma possível contaminação dos mares e rios do litoral com produtos químicos. As primeiras suspeitas surgiram após peixes da região apresentarem cheiro forte de agroquímicos.
O delegado Willame Moraes, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, explicou que foi realizado a coleta da água dos rios e mares, onde acontece a atividade de pesca, e enviada ao laboratório da Universidade Federal do Piauí.
“Fizemos uma fiscalização com a parceria do ICMbio, Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Luís Correia. A amostra da água foi feita pela UFPI e estamos esperando o resultado. Se comprovado o dano ao ambiente, as primeiras medidas serão tomadas. Tanto administrativa como a penal”, destacou o delegado.
De acordo com a DPMA, uma das suspeitas da contaminação surge de fazendas de camarão, que existe na região do litoral piauiense, e que fazem uso de diversos produtos químicos.
“Existem inúmeras fazendas de Camarão na região. Somente a análise das amostras nos dirá se houve contaminação ao meio ambiente ou não. A olho nu é impossível saber”, acrescentou Moraes.
Segundo a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, foi solicitado uma investigação nos mares e rios do litoral para averiguar melhor sobre possíveis contaminações e eventuais medidas a serem tomadas a partir de então. Fonte: JP/Foto: WEBN. Edição: APM Notícias.