Portal Correio do Norte

Curso de agronomia da UESPI em Parnaíba faz experimento em variedade de arroz.

Alunos e professora do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Parnaíba, elaboram uma pesquisa voltada para o cultivo do arroz da espécie Mato Grosso e Cana Roxa para melhorar o desempenho na região de Buriti dos Lopes.

As duas cultivares em estudos são consideradas importantes recursos genéticos da espécie e fazem parte do patrimônio adquirido na produção rural de toda região.

Segundo a professora orientadora da pesquisa de campo, Aurinete Daienn Borges do Val, a ideia surgiu durante a disciplina de Grandes Culturas, ofertada no curso de Bacharelado em Agronomia do campus, na qual foi discutido sobre os sistemas produtivos do arroz praticados pelos pequenos produtores rurais brasileiros.

Para desenvolver a pesquisa foram estudadas características morfológicas, fenologia e a potência produtiva da variedade das espécies em sala de aula. O experimento prático foi feito pela professora Aurinete Daienn e pelos alunos, Ana Carolina Nascimento Teixeira, Alessandro de Almeida Ramos Júnior, Ivan dos Santos Ribeiro e Mikaelli Maria da Silva Vieira.

O início do experimento foi no mês de julho, onde foi feito a semeadura das duas cultivares no solo. A primeira espécie foi Mato Grosso, em que a colheita no começou no início do mês novembro. Já a espécie da Cana Roxa foi plantada logo depois e será colhida no final do mês de novembro.

O experimento está implantado na Faculdade de Ciências Agrárias da UESPI, campus Parnaíba, onde as cultivares estão recebendo irrigação por sistema de aspersão.

As características de manejo como adubação, espaçamento, número de plantas por metro, número de panículas por metro quadrado, peso de 1000 grãos, estão sendo levantados, além da altura da planta em diferentes estágios fenológicos.

Ao final do experimento, serão determinados se a realização desse cultivo e o uso das ferramentas é rentável aos produtores. O grupo de pesquisadores repassarão os conhecimentos e resultados satisfatórios da pesquisa. Fonte: UESPI. Foto: UESPI. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir