No último dia 14, o Academia Mundial de Letras da Humanidade, AMLH, se reuniu no pátio da Biblioteca Trem Sesc – Professora “ Maria Dilma Ponte de Brito”, localizada na Praça Mandu Ladino para a realização da solenidade de posse da escritora Maria Dilma Ponte de Brito. A reunião foi comanda pelo jornalista José Luiz de Carvalho, presidente da Seccional da AMLH em Parnaíba e região, tendo o escritor Claudio Ciarlini, como mestre de cerimônia.
A solenidade foi dividida em duas partes, o ritual solene e um show musical com a participação dos artistas Morgana Sales e Jailson Júnior, que também são escritores. O evento foi gravado e se encontra disponível no canal do YouTube do veículo cultural O Piagui.
Estiveram presentes escritores Diego Mendes Souza e Gallas Pimentel, todos da Academia Parnaibana de Letras, APAL, a gerente do SESC-Caixeiral Amanda Pinho com sua equipe de apoio, a professora Altair Marinho, o professor Natanael Fontenele, Vice-reitor da Universidade Federal do Delta Parnaíba e o escritor Adilson Castro, dentre outros convidados.
Dilma Ponte assumiu a cadeira nº 0001 da AMLH da Seccional – Parnaíba que tem como patrono o escritor Herculano de Morais. Tanto Dilma, como José Luiz em seus pronunciamentos destacaram e agradeceram ao advogado e primeiro vice-Presidente da CNC, Valdeci Cavalcante pelo seu constante apoio dado à cultura parnaibana. Eles também destacaram o dedicado trabalho dos funcionários do Sesc de Parnaíba.
No próximo mês de janeiro a ALMH voltará a se reunir para as posses de novos membros. O presidente, José Luiz de Carvalho com o aval do presidente Mundial Camilo Martins, anunciou o convite para que os escritores Valdeci Cavalcante, Diego Mendes Sousa, Gallas Pimentel e Claucio Ciarlini assumam cadeiras na AMLH.