A prefeitura de Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí, encontrou uma forma inteligente e radical para amenizar a temperatura, que neste período beira ou atinge os 40 graus.
Não se sabe em quais estudos e critérios está baseada, mas a prefeitura mandou serrar todas as árvores de ruas e avenidas no centro daquela cidade, o que deixou moradores revoltados.
Causa surpresa o quadro de destruição da flora urbana de Buriti dos Lopes desde o final da semana passada, Árvores serradas pelo tronco, grande quantidade de folhas e galhos pelos canteiros centrais de avenidas e ruas.
Entre as ruas que tiveram sua cobertura de árvores cortadas estão a Josias Leódido, Jonas Escórcio e Luís Gualberto de Sousa.
Segundo alguns moradores que não quiseram se identificar, a ação da prefeitura é para reurbanizar essas áreas. Mas o que se tem visto é um dano ambiental sem precedentes e que prejudica a qualidade de vida da população.
Buriti dos Lopes, cidade próxima de Parnaíba, tem um traçado urbano muito pequeno, mas sua vegetação é em muitos casos de árvores antigas.
O vereador de oposição e advogado Doutor José Luiz, declarou que a situação com o corte das árvores nas ruas e avenidas causa preocupação. “Só em ver pela quantidade derrubadas já é um crime ambiental”, disse.