Portal Correio do Norte

Em Piripiri time de handebol feminino é expulso de competição por causa de falas racistas.

 

O time de Handebol Feminino da escola Liceu, de Piripiri, foi expulso da competição dos Jogos Escolares da cidade após atletas e torcedores do colégio gritarem falas racistas contra as alunas do Centro Educacional Municipal Joaquim Cavalcante.

O caso aconteceu na terça-feira dia 8 durante uma partida de Handebol Feminino da Categoria Juvenil, quando as alunas da escola Joaquim Cavalcante jogavam contra uma escola particular no Instituto Federal do Piauí de Piripiri.

Através das redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação de Piripiri divulgou dois comunicados sobre o caso. A primeira nota repudiou os atos racistas e reafirmou a luta diária contra desigualdades, preconceitos e injustiças. Confira a nota na íntegra:

O JEPIR – Jogos Escolares Piripirienses é um evento que tem por objetivo fomentar o esporte nas escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, em suas mais diversas modalidades, além da recreação, integração e socialização. Diante disso, nossa manifestação de repúdio a qualquer caso, ação e/ou falas racistas e afins em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Piripiri.

Reafirmamos nosso compromisso no combate ao racismo e/ou qualquer outra forma de preconceito, injúria ou depreciação da pessoa humana.

Nossa luta diária é contra desigualdades, preconceitos e injustiças, ao promovermos ações na fomentação da igualdade racial, por meio da equidade e zelo pela defesa e enfrentamento de toda forma de intolerância e/ou tentativa de supremacia racial praticada contra quem quer que seja.

Acreditamos num mundo diverso, plural, justo, cheio de cores e, acima de tudo, amor.

No segundo comunicado, a secretaria informa que foram adotadas providências com a expulsão do time do Liceu dos Jogos Escolares. Veja a nota abaixo: 

A coordenação geral do JEPIR 2023, informa que após o ato de infração grave, onde houve conduta discriminatória, decide que em conformidade com os artigos 31 e 32 do RG 2023, excluir do campeonato a modalidade envolvida, qual seja, handboll Feminino na categoria juvenil, bem como todos os atletas identificados na prática delituosa e a torcida presente no momento do evento.

Diante do fatídico caso, a comissão organizadora do JEPIR 2023 ratifica o total repúdio por toda e qualquer ação ou ato de racismo, discriminação ou preconceito, bem como reafirmar o seu compromisso com a promoção da igualdade racial.

Medalha dos Jogos Escolares de Piripiri 2023 – Foto: Redes sociais

O que diz a escola

O Liceu de Piripiri comunicou, através de nota aos pais dos alunos, que a escola está desclassificada dos Jogos Escolares Piripirienses 2023 e que irá apurar o caso de racismo.

O Liceu não compactua com nenhuma atitude racista ou desrespeitosa.

Nossa Instituição de Ensino tem 31 anos de serviços educacionais prestados à comunidade piripiriense e sempre prezou pela saúde, paz e respeito à vida e ao esporte dentro e fora da escola.

O ocorrido está sendo analisado pela Direção da escola e eventuais abusos ou erros serão apurados e providências serão tomadas.

Fonte/ Foto: PCNs. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir