O prefeito Ivo Gomes decretou, na manhã dessa quinta-feira dia 29, intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
A partir dessa data o município assume a gestão plena do hospital, que terá a ex-secretária da saúde Regina Carvalho como interventora. A intervenção vai vigorar por seis meses podendo ser prorrogada conforme a necessidade.
Por meio de nota, a Prefeitura reafirmou seu compromisso, transparência e trabalho para garantir que nenhum serviço seja interrompido para a população no hospital, além de assegurar a permanência na instituição de todos os colaboradores e prestadores de serviço, que poderão continuar em seus postos de trabalho normalmente, com exceção da diretoria destituída.
De acordo com dados colhidos pela Secretaria da Saúde de Sobral, a gestão da Santa Casa acumula dívidas em decorrência de grave desorganização administrativa. Auditoria contratada pela Secretaria da Saúde identificou paralisação de diversos serviços de saúde como exames, consultas e procedimentos.
“A irresponsabilidade da gestão da Santa Casa, em um ato de completa desumanidade, interrompeu até os tratamentos de pessoas com câncer desde o último dia 23”, frisou o prefeito.
A ex-diretoria chegou a assinar ofícios, comunicando o encerramento do convênio com a prefeitura para garantir assistência hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade para a macrorregião Norte de saúde e o não interesse em renovação.
A Santa Casa segundo a prefeitura recebeu todas as verbas a ela destinadas, mesmo diante do não cumprimento de metas estabelecidas pela Secretaria da Saúde de Sobral, que buscavam melhor atendimento à população. Fonte: SPN. Foto: SPN. Edição: APM Notícias.