Portal Correio do Norte

Empresários de Parnaíba emitem nota contra projeto que cria mais um feriado municipal.

A classe empresarial de Parnaíba emitiu uma nota ao prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, nesta sexta-feira (18) expressando preocupação com a inclusão de mais um feriado no calendário do município. Foi apresentado o projeto de Lei nº 97/2023, que cria o feriado do dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, no âmbito municipal.

A nota, assinada por representantes da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Piauí, do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do Piauí, do Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Piauí, do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Piauí, do Sindicato do Comércio de Hotelaria e Turismo de Parnaíba e Luiz Correia, do Sindicato do Comércio de Venda e Locação de Imóveis de Parnaíba, do Sindicato dos Profissionais Cabeleireiros e Similares de Parnaíba, do Sindicato do Comércio de Material de Construções de Parnaíba, do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Parnaíba e do Sindicato do Comércio Lojista de Parnaíba, reconhece a importância histórica e cultural da data, mas afirma que o momento atual é crítico para a economia local.

“Estamos em um período de reestruturação após a pandemia e as recentes eleições, bem como as transições nos governos estadual e federal”, diz a nota. “Estamos comprometidos com a recuperação econômica e a geração de empregos em nossa cidade”, destacam os signatários da nota ao prefeito.

Os empresários acreditam que mais feriados podem trazer desafios adicionais ao mercado, impactando negativamente a produtividade e a estabilidade econômica. “Isso pode, paradoxalmente, agravar a desigualdade social, um problema que todos estamos empenhados em combater”, afirma a nota.

Por isso, os empresários pedem que seja considerada uma abordagem alternativa para celebrar o Dia da Consciência Negra, que não envolva a declaração de um feriado municipal. “Ações como eventos educativos, programas de conscientização e outras iniciativas podem ser igualmente eficazes para honrar a data e promover o diálogo e o entendimento sobre a questão racial”, diz a nota.

Os empresários estão abertos ao diálogo para encontrar soluções que conciliem a justa comemoração desta data importante com as necessidades econômicas de Parnaíba.

Teresina, 18 de novembro de 2023.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir