Portal Correio do Norte

Entra em vigor lei que cria o Dia Nacional da Doceira, em 6 de junho.

Foi sancionada nesta quarta-feira (6) a Lei 14.749/23, que cria o dia nacional da doceira, a ser celebrado em 6 de junho. A norma teve origem no Projeto de Lei 6328/19, apresentado pelo deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS) e aprovado na Câmara em maio onde foi relatado pelo Lucas Redecker (PSDB-RS). No Senado, o texto foi aprovado no mês passado.

Ao sugerir a criação da data, Daniel Trzeciak ressaltou que a atividade doceira contribuiu “para a afirmação da mulher como membro de uma sociedade que até então mantinha e cultivava hábitos de prevalência da figura masculina na direção dos rumos da sociedade”.

A data sugerida para a comemoração, explicou Trzeciak, coincide com o período em que ocorre a Feira Nacional do Doce em Pelotas, a FENADOCE, considerada patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Em Parnaíba, uma doceira que fez fama, foi Tomásia dos Santos, moradora da rua James Clarck no antigo Macacal, hoje bairro de Fátima. Chegou a ser homenageada com sua figura esculpida em papel no desfile do bloco carnavalesco Macacal em 2004.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir