Na manhã deste sábado (27.04.24), recebi em Parnaíba a honrosa visita de meus amigos José Luiz de Carvalho (Presidente da Academia Parnaibana de Letras) e de Arlindo Leão (Superintendente da Cultura do Município de Parnaíba). Deste, recebi de presente dois preciosos livros: Vareiros do Rio Parnaíba e Educação Integral – Vivências no Tocantins, de autoria de Danilo de Melo Souza.
Em nossa produtiva conversa tratamos de temas diversos relacionados a cultura, enaltecendo a iniciativa de Batista Teles pela iniciativa de bancar a segunda edição de Vareiros do Rio Parnaíba, cujo lançamento aconteceu às 19h do dia 26/4/24 no auditório da UESPI.
De José Luiz recebi a confirmação em atender a proposta que lhe fiz na referida solenidade desta sexta-feira: a criação de uma livraria na Academia Parnaibana de Letras, para serem vendidos obras de autores piauienses, sobretudo dos parnaibanos que se ressentem da inexistência de uma livraria nesta cidade para vender seus livros, mesmo Parnaíba ostentando atualmente o perfil de cidade universitária. Para tanto, ressalta José Luiz, será necessário uma alteração nos Estatutos da APAL, que será por ele proposta aos demais acadêmicos.
Tomei a liberdade de lhe propor o seguinte nome: “Livraria Bembém”.
Zé Luiz e Arlindo Leão gostaram muito desta indicação. Zé Luiz apenas acrescentou que este nome passará a ser: “Livraria e Editora Bembém”. Fiquei feliz com a acolhida que ambos tiveram a esta minha sugestão, conhecedores do valor de Benedito dos Santos Lima, mais conhecido em Parnaíba por “Bembém”, criador do Almanaque da Parnaíba, hoje sob a responsabilidade da APAL.
Quanto ao atuante Superintendente da Cultura de Parnaíba, Arlindo Leão, conta com o nosso reconhecimento por sua atuação e delicadeza de sempre se fazer presente em todas as solenidades culturais desta cidade.
Fernando Basto Ferraz
(Escritor membro efetivo da APAL)
________
Vale destacar que a única livraria e editora existente (dessa natureza) em
Parnaíba é a do Gabinete de Leitura, que fica localizada na avenida Presidente Vargas. Estando funcionando, sob a gestão do seu fundador, o escritor Manuel Domingos Neto.
Da Redação