O Rio Longá em Esperantina atingiu nessa quarta-feira dia 15 a cota de alerta em razão das fortes chuvas que aumentaram o nível nas últimas 24 horas.
Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil no início da manhã desta quarta-feira, o nível do rio chegou a atingir 654 cm, ultrapassando em 14 cm a cota de alerta de 640 cm.
Contudo, já no meio da tarde desta quarta, o nível reduziu, embora ainda esteja dentro da cota de atenção, com 635 cm – considera-se atenção quando o nível fica igual ou maior que 540 cm e inferior a 640 cm.
O Rio Marataoan, em Barras que atingiu na terça-feira a cota de alerta, continua neste patamar, segundo o CPRM. Os últimos dados no sistema do CPRM mostram que o nível chegou a 402,0 cm, às 19h45. Considera-se nesta condição quando o rio alcançar nível igual ou superior a 370 cm.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a região Nordeste tem tido grandes acumulados. Até as 9h desta quarta-feira (15) chegou a chover 71 mm em Canto do Buriti um dos cinco maiores volumes registrados na região Nordeste nas últimas 24 horas.
“A previsão indica condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas com grandes volumes em alguns pontos devido à grande concentração de umidade combinada ao padrão de ventos em altos níveis da atmosfera e a presença da Zona de Convergência Intertropical, informou o INMET. Fonte: MN. Foto: OM. Edição: APM Notícias.