Com mais de cinco metros de altura, feita de cimento armado e com um revestimento especial, a estátua de Simplício Dias da Silva pesando mais de duas toneladas, já se encontra desde o final da noite dessa terça-feira dia 18 na praça da Graça, região do centro de Parnaíba.
A operação de transporte da estátua mobilizou uma equipe de operários sob a orientação do presidente da Academia Parnaibana de Letras, jornalista e escritor José Luiz de Carvalho, que teve a iniciativa dessa homenagem, com recursos do empresário Valdeci Cavalcante e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio.
Também participou com recursos o empresário e presidente da Federação do Comércio do Piauí, Dênis Cavalcante. A obra tem a assinatura do artista plástico Sérgio França.
Os historiadores Reginaldo Júnior, Vicente de Paula Araújo da Silva, Diego Mendes, Claucio Ciarlini, Gallas Pimentel, Elmar Carvalho, Adrião Neto e Murilo Castro realizaram pesquisas sobre o político e militar parnaibano.
Para que se tivesse êxito nessa homenagem foi indispensável, segundo o presidente José Luiz de Carvalho, o apoio da Câmara Municipal, na pessoa do presidente Carlson Pessoa e de outros vereadores, da então secretária de Infraestrutura Gracinha Moraes Souza, do prefeito Mão Santa, a Construtora Marruás, o Armazém Paraíba, Leite Longá e Leão e Santos.
José Luiz de Carvalho também agradeceu aos funcionários da Prefeitura Municipal de Parnaíba. “É uma demonstração do respeito dos intelectuais, dos líderes empresariais e do povo ao maior herói da história da Parnaíba, que ao lado de João Cândido de Deus e Silva e Leonardo Castelo Branco foram protagonistas nas lutas pela consolidação da independência do Brasil”, disse.
Logo mais à noite a estátua de Simplício Dias da Silva será inaugurada pelo prefeito Mão Santa, o presidente da APAL, do IHGGP e outras autoridades e passa a compor a praça mais importante de Parnaíba. Fonte: APAL/PMP. Foto: APM Notícias.