Portal Correio do Norte

Estudante de Jornalismo da UESPI faz pesquisa entre quilombolas da região de Picos.

 

 

 

A estudante Lara Paula Pinto Lopes, natural de Buriti dos Lopes, e que finaliza o terceiro período do curso de Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí em Picos, tem um dos maiores desafios pela frente.

Em projeto de pesquisa etnográfica sob a orientação da professora Jaqueline Torres, Lara Paula Lopes está desenvolvendo seus trabalhos com atenção para a herança cultural e formação cotidiana das crianças quilombolas de Custaneira e Tronco, na cidade de Paquetá, região de Picos, onde estuda no Campus Professor Barros de Araújo.

Segundo Lara Paula Lopes este projeto se deu como uma ramificação de outro iniciado pelo professor Luciano Figueiredo e Janaína Alvarenga, os dois da UESPi e que já trabalharam nessa região estudando as manifestações folclóricas.

A estudante disse que para ser possível este trabalho foi necessário a autorização de uso de imagens e no período passado foi desenvolvido uma oficina de leitura para adentrar e compreender um pouco sobre as percepções das crianças quilombolas.

Lara Paula Lopes fez uma colaboração com a assessoria de comunicação da UESPI em Teresina na Semana da Consciência Negra, quando representou o grupo de pesquisa na entrevista sobre a importância da ancestralidade dos povos africanos no Brasil.

“Eu já me interessava por essa área e desde a primeira vez que escutei a professora Jaqueline falar que iria abrir vaga no projeto de pesquisa, fiz o possível para entrar e de certa maneira “brigar” por essa oportunidade”, diz. Fonte/Fotos: Lara Paula Pinto Lopes. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir