Professores e estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, do Instituto Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí, secundaristas da Educação Básica realizarão nessa quinta-feira,09, às 16h com concentração em frente a UFDPar, o ato unificado contra os cortes orçamentários na educação pública.
A ação, que será em todo o Brasil, reivindica a suspensão do corte linear de 14,5% no orçamento dos ministérios e às perdas da educação brasileira. De acordo com o coordenador da ADUFPI Regional Parnaíba, Osmar Alencar Júnior, o bloqueio nos recursos terá repercussões negativas no cotidiano da educação brasileira pública.
“O bloqueio proposto pelo Governo de Jair Bolsonaro causará inúmeros prejuízos para o aprendizado e permanência dos estudantes com diminuição das políticas públicas que auxiliam estudantes de baixa renda, como é o caso, dos restaurantes e residências universitárias e bolsas de estudo”, disse Osmar Alencar.
Alencar acrescenta que além da manutenção dos prédios com pagamentos de despesas essenciais como água, luz, contratação de serviços de limpeza e segurança, esses serviços serão prejudicados.
O corte no orçamento representa para as Instituições Federais de Ensino Superior R$ 1 bilhão a menos em um orçamento já bastante enxuto. Ao lado dessa irresponsabilidade orçamentária, a fome, miséria e o desemprego invadiram os lares da população brasileira. Fonte: ADUFPi. Fotos: ADUFPi. Edição: APM Notícias.