O presidente da Federação do Comércio do Estado do Piauí, Valdeci Cavalcante, informou na noite da quinta-feira (6) que passará a funcionar no Porto das Barcas um novo escritório da entidade dando mais importância e visibilidade para o local.
Segundo Cavalcante, o Porto das Barcas foi um grande marco do desenvolvimento comercial de Parnaíba e não merecia enfrentar o abandono pelo qual estava passando há anos, servindo de esconderijo para usuários de drogas.
“Quando assumimos a Fecomércio em Parnaíba, ela não tinha sede, mobiliário, nada. Isso depois de 50 anos de existência. De imediato, assumimos esse velho prédio colonial, onde funcionou a Alfândega Imperial, que se encontrava totalmente abandonado, servindo de latrina para os moradores de rua. Fizemos a primeira reforma e passamos a funcionar no local. Agora, com o Governo do Estado e o secretário de Cultura, Fábio Novo, fizemos a segunda reforma”, disse Valdeci Cavalcante.
Valdeci Cavalcante acentuou que o então governador Wilson Martins doou em regime de comodato todo o Complexo Porto das Barcas para a Associação Comercial de Parnaíba. À época, Valdeci entrou na justiça com uma ação popular contra o contrato da Associação Comercial com o Governo do Estado a fim de iniciar a reforma do espaço.
Agora, com a segunda etapa da reforma concluída, o Porto das Barcas, importante ponto turístico da cidade de Parnaíba, passou por reforma, limpeza, pintura e recebeu novo mobiliário, voltando a ter vida e a servir à comunidade parnaibana.