A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí anunciou nessa quinta-feira dia 19, que no dia 12 de julho foi finalizado o processo de desmembramento entre a Universidade Federal do Delta do Parnaíba e a Universidade Federal do Piauí.
A reforma contou com a assistência do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos e foi encerrada através do desmembramento da estrutura administrativa da UFDPar com a UFPI.
O encaminhamento da reforma decorreu em função do Termo Aditivo Nº 05 da cooperação técnica celebrada entre o Ministério da Educação (MEC) e a UFPI – UFDPAR/2023, publicado no Diário Oficial da União no dia 16 de fevereiro de 2023.
Originalmente a UFDPar foi criada como um campus da Universidade Federal do Piauí e desmembrou-se da UFPI em 2019. O Reitor em exercício e vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressalta que mesmo com a separação concluída, as parcerias entre as duas instituições continuam para sempre que é levar educação de qualidade para o Piauí.
O reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, agradeceu a UFPI pela parceria e ajuda no processo da reforma administrativa. “O dia 12 de julho é e será uma data que entra para história da UFDPar e UFPI’, acentuou.
Desde a lei de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, a partir de 11 de abril de 2018, as duas instituições, segundo Macedo, caminharam de mãos dadas, com todo apoio e suporte necessário da UFPI.
A Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne, explicou que a UFPI, como instituição-mãe, colaborou prontamente na condução de alguns processos administrativos da nova universidade.
A partir de agora a UFDPar passa a ser unidade pagadora, com autonomia para realizar a gestão do quadro de servidores, por meio do banco de professor equivalente e do quadro de referência dos servidores técnico-administrativos, dessa forma todo o quadro de pessoal passa a ser oficialmente da UFDPar. Fonte: UFPI/UFDPar. Foto: TBP. Edição: APM Notícias.