Portal Correio do Norte

Fosse vivo, Rubem Freitas, criador da Semana da Imprensa, comemoraria 90 anos.

 

 

O jornalista Rubem Freitas, criador da Semana da Imprensa, evento único em todo o Brasil, se fosse vivo estaria comemorando 90 anos de idade. A data foi lembrada nesse domingo pelo jornalista Bernardo Silva, ex-presidente da ASCOMPAR, a Associação dos Comunicadores de Parnaíba.

Rubem da Páscoa Freitas, considerado o pioneiro do colunismo social no Piauí, nasceu em Tutoia no Maranhão em 27 de março de 1932. Veio para Parnaíba ainda rapaz em busca de estudar e trabalhar.

Foi funcionário de empresas públicas e privadas e sempre se dedicou ao colunismo social nos jornais da época e no rádio. Na década de 1960 criou a Festa dos Melhores do Ano e que depois se transformou na Semana da Imprensa.

Rubem Freitas pertencia (na foto sentado e de chapéu) a várias entidades culturais, como a Sociedade dos Amigos da Marinha, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e Academia Parnaibana de Letras. Tinha escritos e publicados os livros, Lição de Vida; Pedro Alelaf: Parnaíba Tem Memória; Alta Sociedade, entre outros.

Bernardo Silva lembrou nesse domingo que a casa de Rubem Freitas na avenida Capitão Claro era o ponto de encontro de radialistas, jornalistas, escritores, pessoas amigas e ligadas à atividade da imprensa, quando era montada a Semana da Imprensa, na primeira quinzena de setembro. O colunista e radialista morreu em 14 de novembro de 2013 aos 81 anos em Parnaíba. Fonte: BBSilva. Foto: BBSilva. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir