Portal Correio do Norte

Franceses conhecem processo de extração de caranguejo na região de Araioses.

 

Uma equipe do Governo do Estado do Maranhão, coordenada pelo secretário Rodrigo Lago esteve na terça-feira dia 22 em Araioses, com representantes da Embaixada da França no Brasil e com representantes do Consórcio Nordeste, para propor um plano de valorização da agricultura familiar local e integração com o turismo sustentável, que abrange municípios da Rota das Emoções.

Em Araioses a comitiva realizou uma visita ao povoado Torto para conhecer as ações da Cadeia Extrativista do Caranguejo-uçá. Na ocasião, o secretário Rodrigo Lago assinou a ordem de serviço para a construção entreposto do caranguejo, um investimento de mais de R$ 1 milhão que vai beneficiar toda a população.

Também como parte das ações de apoio à agricultura familiar em Araioses, a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar promoveu a entrega de 30 Kits Feira para o município, no intuito de dinamizar a comercialização da agricultura familiar, além da visitar as obras do Mercado Municipal, que será entregue em breve para a população.

Para o representante da associação comunitária do Torto, Leandro Santos, a vinda das equipes causou entusiasmo na população do povoado. “Foi uma reunião bastante satisfatória, que serviu para fortalecer a nossa luta e estreitar o diálogo com parceiros tão importantes, além de aumentar a nossa visibilidade para outros países.

Presente na comitiva, o cônsul-geral da França em Recife, Hogues Fantou, destacou os principais pontos da missão. “A visita aqui em Araioses, assim como toda a missão realizada na Rota das Emoções, pelos estados do Ceará, Piauí e, agora, Maranhão, desde o último dia 15, integra os esforços de cooperação com os governantes e Consórcio Nordeste”, disse.

A agenda contou ainda com a presença da prefeita de Araioses, Luciana Trinta; do secretário adjunto da SAF, Ronaldo Chaves; da assessora especial de Governo, Loroana Santana; do presidente da Câmara, o vereador Luisão; representantes do Governo do Ceará, do Piauí, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Consulado Geral da França. Fonte/Foto: Daby Santos. Edição: APM Notícias.

 

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir