Portal Correio do Norte

Governo acerta apoio para a Academia de Ciências do Piauí

O governador Wellington Dias firmou, nessa terça-feira (10), uma parceria que garantirá o funcionamento efetivo da Academia de Ciências do Piauí (Acipi). Em audiência com o presidente  da Acipi, Arimatéia Dantas, o vice-presidente, Nouga Cardoso e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Antônio Amaral, ficou acertado o apoio financeiro e cessão de servidores para possibilitar o desenvolvimento das atividades da academia, que visa fundamentalmente à popularização da ciência.

“Hoje, temos no Piauí muitos pós-graduados, mestres, doutores, especialistas em diferentes áreas e há como multiplicar riquezas com o que temos no Piauí. Este caminho me anima bastante e acho que demos hoje um passo largo, destacado, para um salto de qualidade muito grande para o estado do Piauí” avaliou Dias.

A Academia de Ciências do Piauí foi fundada em 2002, por um grupo de professores, profissionais liberais e pesquisadores, com o objetivo de divulgar e difundir a ciência, a tecnologia, a cultura e arte no Brasil, em especial no Piauí. Um dos pedidos do governador para o colegiado de pesquisadores é a busca pelo desenvolvimento de estudos que ofereçam soluções para a indústria e demais segmentos que compõem a economia local.

“Teremos um lugar onde a comunidade científica como um todo possa debater temas que no fundo ajudarão o estado a promover exatamente essas demandas que são a aproximação da ciência àquilo que o Piauí precisa para seu desenvolvimento” explicou o Amaral, presidente da Fapepi.

A nova diretoria da Acipi foi empossada em março deste ano, mês em que a pandemia do coronavírus atingiu o Brasil. Depois de meses de planejamento, a instituição pretende tirar as ações do papel. O apoio do governo é tido como fundamental.

“Vamos alcançar nosso objetivo, de fazer com que a ciência chegue até a população, sair de Teresina, chegar ao interior” avaliou o presidente da Acipi, Arimatéia Dantas.

“Incentivar a criação de cérebros, permitir que as pessoas desenvolvam interesse pela ciência. Nesse propósito a diretoria atual da academia pensa junto com o Governo do Estado de fazer eventos para disseminar esta cultura científica” ponderou Nouga Cardoso, vice-presidente da Acipi.

Fonte: CCom

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir